Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Como cuidar do seu coração - colesterol alto


A saúde do nosso coração depende de nós, das nossas escolhas e dos nossos hábitos. A sabedoria popular diz “você é o que você come” e, de fato, a comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar, interferindo diretamente na nossa qualidade de vida. A correria do dia a dia e os avanços da tecnologia fazem com que nos preocupemos cada vez menos com o nosso estilo de vida e o resultado disso é alimentação inadequada, sedentarismo, estresse e maior número de doenças. Hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, atividade física regular, ausência de fumo e controle emocional reduzem o risco de desenvolver doenças crônicas, como as doenças de coração (infarto do miocárdio, angina e até mesmo a morte súbita).

Como identificar, tratar e prevenir os fatores de risco
cardiovasculares
Os principais fatores de risco para o coração já são nossos velhos conhecidos como o colesterol alto, o cigarro, o diabetes, a pressão alta, a obesidade (principalmente o acúmulo de gordura na barriga), a falta de exercício físico, a alimentação inadequada e, finalmente, o estresse e a depressão. Hoje sabemos que medidas preventivas como controlar o colesterol alto, não fumar, comer mais frutas e hortaliças e fazer exercícios físicos regularmente reduzem em 80% o risco de doenças do coração! O que estamos esperando?

Colesterol alto
O colesterol é uma importante substância para o nosso organismo, pois é fundamental para a fabricação de hormônios e outros componentes essenciais. Por isso 70% do colesterol de nosso corpo é produzido pelo fígado, sendo os outros 30% obtidos da dieta. Entretanto, há vários tipos de colesterol. O LDL-colesterol é conhecido como “colesterol ruim” porque é ele que, quando em excesso no sangue, se deposita facilmente na parede das artérias, formando as placas de gordura ou placas de aterosclerose que causam obstrução à circulação do sangue, propiciando o infarto e o derrame. Já o HDL-colesterol é chamado de “bom colesterol”, porque remove o colesterol ruim da circulação.A luta contra o colesterol ruim é antiga. Os valores ideais de LDL-colesterol estão cada vez menores, sendo recomendado que sua taxa no sangue seja menor que 100 mg/dL. Se fazendo dieta e exercícios não atingirmos essas metas, devemos tomar remédios indicados pelo médico para esse fim. É importante também verificar o HDL-colesterol. Se ele estiver alto (acima de 60 mg/dL), protege o coração dos efeitos prejudiciais do LDL-colesterol. Aumentar o HDL-colesterol não é tarefa fácil, depende de muito exercício físico, diminuição o peso e dos triglicérides (gorduras que circulam no sangue), pois quando estes estão aumentados, diminuem o HDL-colesterol. A maior preocupação em relação ao colesterol elevado é que o indivíduo não sente nada até apresentar um problema cardíaco, que pode ser fatal. Além da dieta inadequada, fatores genéticos, diabetes, hipotireoidismo, obesidade, fumo, álcool e alguns remédios podem aumentar o colesterol no sangue. Dessa forma, devemos nos atentar à nossa história familiar, aos nossos hábitos e às medicações que utilizamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário