Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fumo, diabetes, pressão alta e obesidade abdominal.

Fumo
É altamente agressivo para as artérias, endurecendo-as, diminuindo sua espessura e ajudando a formação das placas de gordura. Além disso, aumentanos processos inflamatórios que aceleram o entupimento das artérias. Fumar significa colocar no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, entre elas a nicotina, o monóxido de carbono e alcatrão. As vantagens para quem deixa de fumar são compensadoras: 8h após o último cigarro, o nível de oxigênio se normaliza, dois dias depois o olfato e o paladar funcionam melhor e, de cinco a dez anos após o término do vício, o risco de infarto volta a ser o mesmo daqueles que nunca fumaram. Além disso, a queima do tabaco e seus produtos é um dos maiores poluentes domiciliares, prejudicando todos os membros da família

Diabetes
Controlar o açúcar no sangue reduz o risco de doenças do coração. Muitas vezes, descobre-se o diabetes quando problemas na retina (olhos), nos rins, nos nervos das pernas já estão presentes, por isso a importância de saber da existência da doença o quanto antes para trata-la corretamente. O diabetes acelera o depósito de gordura nas artérias, provocando maiores complicações. Os valores normais das taxas de açúcar no sangue devem ser entre 70 e 99 mg/dL em jejum. Considera-se diabetes quando são iguais ou maiores que 126 mg/dL. Valores entre 100 e 125 mg/dL apontam estado de pré-diabetes e devem ser confirmados mediante outros exames.

Pressão alta
A pressão alta surge quando as artérias dificultam a passagem do sangue e o coração precisa bombear com mais força, resultando num esforço extra para distribuir o sangue. A pressão é considerada elevada quando está com valores iguais ou maiores que 140 mmHg por 90 mmHg, medidas em duas ou mais ocasiões. Excesso de sal, viver sob estresse, peso elevado, falta de atividade física e excesso de bebida alcoólica podem causar aumento da pressão. Evitando-se esses fatores, é possível controlá-la, mesmo quando existir a tendência familiar. A pressão alta é uma doença silenciosa, mas suas complicações causam danos em órgãos vitais como cérebro (derrame), coração (insuficiência cardíaca) e rins (doença renal).

Obesidade abdominal
A circunferência da cintura maior que 94 cm para o homem e 80 cm para a mulher é indicador de obesidade abdominal, ou seja, muita gordura acumulada na região da barriga, que oferece maior risco ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário